Saiba como os indicadores da Consominas auxiliam na tomada de decisões

Saiba como os indicadores da Consominas auxiliam na tomada de decisões
9 meses atrás

O gerenciamento de dados quantitativos e qualitativos dentro de uma empresa é fundamental para auxiliar na tomada de decisões. Esses dados podem ser relativos ao balanço contábil de contratos, performance de trabalho obtida pela equipe, atendimento aos objetivos propostos em projetos, retorno de investimentos, entre diversos outros. Tudo isso pode e deve ser mensurado para que a empresa tenha as melhores condições para atuar no mercado de forma responsável e com a máxima eficiência.

É exatamente assim que a Consominas Engenharia trabalha.

Através do Núcleo de Sustentabilidade, a Consominas realiza mensalmente o levantamento de dados necessários para compor os chamados “Indicadores de desempenho”, ou KPI (Key Performance Indicator). Eles representam o comportamento da empresa ao longo do tempo ao apontar informações sobre operações, produtividade, qualidade, posicionamentos estratégicos e lucratividade.

Os indicadores de margem operacional, por exemplo, mensuram a eficiência com a qual a empresa conduz as suas operações logísticas. Isso facilita revisões dos orçamentos para assegurar ajustes quando necessário. Os indicadores de produtividade avaliam os desvios e impactos que ocorrem durante os trabalhos para que possam ser solucionados de imediato. Os indicadores de qualidade avaliam se os requisitos do cliente (satisfação, prazo de atendimento, qualidade dos serviços prestados, etc.) estão sendo atendidos conforme o Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001, no qual a Consominas se baseia. Os indicadores estratégicos refletem o cenário em que a empresa espera estar no ano em vigor. E os indicadores de lucratividade representam monetariamente essa visão.

Em resumo, os Indicadores de desempenho são úteis para:

  • Fornecer parâmetros de análise e contribuir para a gestão de metas
  • Ser a base para monitorar a execução de planejamentos
  • Diagnosticar o desempenho de contratos para gerar ações corretivas de curto e longo prazo

Além de medidos e analisados mensalmente, os Indicadores de desempenho da Consominas são apresentados em reuniões chamadas “Rituais de gestão” entre o Núcleo de Sustentabilidade, Núcleo de Controladoria e a Diretoria da empresa. A avaliação conjunta desses indicadores possibilita tomar decisões mais assertivas para corrigir desvios com antecedência e garantir o atendimento de metas.

Os desvios são apresentados por meio de OPR (One Page Report), onde cada gestor apresenta ações para a contenção e a correção dos indicadores que estão abaixo das metas previamente estabelecidas. Em seguida, um plano de ação é implantando imediatamente para reparar os desvios e acompanhado no mês subsequente. O método de acompanhamento do OPR é realizado através do Ciclo PDCA (Ciclo de Shewhart). Esse Ciclo promove a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). Após correção dos desvios, o Nucleo de Qualidade da Consominas atua na padronização das melhorias com alteração de instruções de trabalho, treinamentos e registro das ações.

A Consominas Engenharia adapta todas essas ferramentas de acordo com as especificidades de cada contrato e cliente para garantir a satisfação nos serviços prestados. Entre em contato conosco e faça um orçamento. Estamos preparados para atender você.