Programa Pampulha promove 1º Concurso Online de Desenho Infantil

Programa Pampulha promove 1º Concurso Online de Desenho Infantil
3 meses atrás

Para participar, as crianças devem ter entre 7 e 12 anos e serem residentes da área de abrangência da bacia ou matriculadas em escolas da região.

O Programa Pampulha lança a partir desta sexta-feira (23/04) o 1º Concurso Online de Desenho Infantil para escolas e comunidades inseridas na bacia hidrográfica da Lagoa da Pampulha. Para participar, as crianças devem ter entre 7 e 12 anos e serem residentes da área de abrangência da bacia ou matriculadas em escolas da região. Os três melhores desenhos serão premiados e o resultado final do concurso será revelado até o dia 25 de junho.

O objetivo do concurso é incentivar as crianças a pensarem sobre a necessidade de preservação ambiental da região, especialmente da Lagoa da Pampulha. Para isso, a equipe do Programa Pampulha lançou a temática “Como eu quero a Lagoa da Pampulha?”, a fim de levar o público-alvo a pensar sobre as formas como se relaciona com a lagoa e avaliar sobre sua conservação como bem natural de uso comum.

Os desenhos devem ser enviados entre os dias 10 de maio e 11 de junho para o e-mail ou whatsapp do Programa Pampulha. Todas as informações relativas ao regulamento e premiação estarão disponíveis na íntegra para apreciação dos participantes.

O concurso é uma iniciativa do Programa Pampulha, composto pela equipe técnica da Consominas Engenharia, em parceria com o Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Pampulha (CEA/PROPAM).

O patrocínio e a premiação são de responsabilidade da ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construções Ltda e do Consórcio Pampulha Viva, responsáveis pela recuperação da qualidade da água e dragagem de manutenção, respectivamente.

Sobre o Programa Pampulha Viva

O Programa Pampulha promove atividades de Educação Ambiental e Comunicação Social no entorno da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Pampulha e é executado pela equipe técnica da Consominas Engenharia (clique aqui e conheça mais sobre a empresa).

Os trabalhos fazem parte do contrato para prestação de serviços especializados para realização de Monitoramento Ambiental e Qualidade das Águas da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Pampulha sob a supervisão da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital).

Confira o regulamento do 1º Concurso Online de Desenho Infantil:

1) Dos objetivos:

O 1º Concurso online de desenho infantil do Programa Pampulha tem como objetivo incentivar as crianças residentes na área de abrangência da Bacia Hidrográfica da Pampulha, e/ou matriculadas nas escolas dessa respectiva área, a pensarem sobre a necessidade de preservação ambiental da região, especialmente da Lagoa da Pampulha. Também objetiva entender como esse público vê a região, relaciona-se com ela e imagina a sua conservação como bem natural de uso comum.

O presente regulamento tem o objetivo de estabelecer as normas para a realização e participação no referido concurso, dado o seu formato totalmente online devido à situação atual de pandemia de Covid-19.

  • Do tema

O desenho deve abordar o tema “Como eu quero a Lagoa da Pampulha”.

  • Da participação

3.1 – O Concurso está disponível para crianças de 7 a 12 anos de idade, residentes na área de abrangência da Bacia Hidrográfica da Pampulha em Belo Horizonte/MG e Contagem/MG e/ou matriculadas nas escolas dessa respectiva região.

3.2 – O desenho deve ser feito exclusivamente pela criança em folha branca A4 (29,7cm x 21cm), não podendo ser digital, com identificação da criança no verso pelo nome completo, data de nascimento, telefone, endereço residencial e/ou número de matrícula na escola e o nome da escola na qual está matriculada.

3.3 – O desenho deve ser individual.

3.4 – Depois de pronto, o desenho deve ser fotografado ou escaneado e enviado para avaliação exclusivamente por e-mail (comunicacao@consominas.com.br) ou WhatsApp(31) 98335-5256. O verso do desenho contendo a identificação da criança também deve ser fotografado ou escaneado e enviado por e-mail ou WhatsApp juntamente com o desenho. Caso seja de preferência, a identificação da criança pode constar no corpo do e-mail ou na mensagem do WhatsApp a ser enviada junto com o desenho.

3.5 – Pais e/ou responsáveis, bem como professores, devem incentivar a participação das crianças.

  • Do prazo

4.1 – Período para envio do desenho 10/05/2021 à 11/06/2021.

4.2 – Desenhos enviados após essa data serão desclassificados.

  • Da avaliação

5.1 – O Concurso tem caráter competitivo.

5.2 – A comissão julgadora será formada pelos seguintes avaliadores: 1 (um) representante da Consominas Engenharia (empresa responsável pela execução do Programa Pampulha), 1 (um) representante de cada empresa patrocinadora do Concurso, 1 (um) representante do Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Pampulha (CEA/PROPAM).

5.3 – A comissão julgadora avaliará os desenhos e elegerá 3 (três) finalistas, conforme os seguintes critérios de avaliação divididos em duas etapas:

5.3.1 A nota final é a média aritmética das notas de cada avaliador.

5.3.2 O critério de desempate será a menor idade da criança participante.

  • Do resultado

6.1 – O resultado final do Concurso será divulgado até o dia 25 de junho de 2021.

6.2 – O Programa Pampulha publicará os resultados nos seus meios de comunicação online (Instagram, Blog, Whatsapp e e-mail marketing) e fará contato, pelo telefone, com os vencedores. 

  • Da premiação

7.1 – Serão contemplados três desenhos com as seguintes premiações aos participantes:

  • 1º Lugar:

– Medalha de ouro personalizada;

– Caderno ecológico;

– Caixa de lápis de cor ecológica;

– Certificado de participação digital personalizado;

– Livro “Azul e lindo planeta Terra, nossa casa” (Ruth Rocha e Otavio Roth);

– Jogo ambiental educativo.

  • 2º Lugar:  

– Medalha de prata personalizada;

– Caderno ecológico;

– Caixa de lápis de cor ecológica;

– Certificado de participação digital personalizado;

– Livro “Azul e lindo planeta Terra, nossa casa” (Ruth Rocha e Otavio Roth).

  • 3º Lugar:

– Medalha de bronze personalizada;

– Caderno ecológico;

– Caixa de lápis de cor ecológica;

– Certificado de participação digital personalizado.

7.2 – Demais participantes não contemplados como finalistas receberão um certificado de participação digital no Concurso.

7.3 – A entrega da premiação dos vencedores está programada para ser realizada até o dia 02 de julho de 2021 e seguirá todas as exigências sanitárias e de distanciamento social recomendadas para o período.

  • Do uso do material e autorização

8.1 – Os desenhos enviados para o concurso passarão a fazer parte do acervo do Programa Pampulha e poderão ser utilizados para fins educativos, sendo que a inscrição no concurso implicará na autorização tácita do responsável legal. 

  • Das disposições finais

9.1 – O ato de inscrição neste concurso corresponde ao envio do desenho, de acordo com o item 3, e implica no total conhecimento e aceitação de todos os itens deste regulamento, bem como na cessão de uso e dos direitos autorais dos trabalhos ao Programa Pampulha, sem qualquer tipo de ônus, tendo em vista os objetivos do concurso.

9.2 – A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.

9.3 – Este concurso é exclusivamente cultural e educativo, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores.  

9.4 – Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada.

9.5 – Não poderão participar do concurso filhos de funcionários da empresa organizadora e das empresas patrocinadoras do mesmo.

9.6 – Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: comunicacao@consominas.com.br

9.9 – O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério da organização, a desqualificação do desenho inscrito e, consequentemente, do respectivo participante.