• Consominas

Dinâmica ambiental sensibiliza funcionários de obras na Lagoa da Pampulha

Imagine-se andando por uma mata, avistando uma casa cabocla onde sai fumaça pela chaminé e, ao fundo, é possível ouvir o barulho de um rio. Ao se aproximar desse rio, você encontra também uma cachoeira de águas cristalinas e mergulha na sua beleza...

Foi despertando emoções com um cenário natural assim que a Consominas executou uma dinâmica com funcionários da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP) e das empresas ETC e Consórcio Pampulha Viva. A atividade ocorreu neste mês de Dezembro. As empresas trabalham em obras na Lagoa da Pampulha e são monitoradas ambientalmente pela Consominas.


Legenda: Equipe da Consominas executa dinâmica ambiental em canteiro de obras na Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte-MG. Crédito: Consominas.


Logo depois de imaginar o cenário repleto de riquezas naturais, os funcionários foram deslocados para o imaginário de um lugar envolvido com esgoto, lixo e degradação ambiental. Os relatos de percepção da presença nos diferentes contextos emocionaram os participantes que registram em texto a experiência: “A água limpa faz muita falta no mundo. O mais importante para termos rios, lagoas, cachoeiras, entre outros, é ter bom senso e respeito para com a natureza”, escreveram. Os funcionários também apontaram os problemas da falta de preservação dos recursos naturais associando o tema com a Lagoa da Pampulha. “Há mal cheiro, não podemos tomar banho na água por conta da poluição, consumir peixes, praticar esportes aquáticos...”.


Legenda: Funcionários de obras da Lagoa da Pampulha registram em texto percepções sobre rios limpos e sujos em dinâmica ambiental executada pela Consominas. Crédito: Consominas.


A dinâmica faz parte do Programa de Comunicação e Educação Ambiental executado pela Consominas no contrato de Monitoramento ambiental junto à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O Programa inclui toda a Bacia Hidrográfica da Pampulha e tem o objetivo de construir mecanismos de controle e participação social na gestão das águas da Lagoa da Pampulha. Diversas atividades já foram realizadas e estão previstas para os próximos meses incluindo comunidades do entorno, escolas e instituições.


Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as informações sobre o trabalho da Consominas na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Pampulha.


Jornalista: Míriam A. S. Almeida

15 visualizações

© 2018 - Consominas Engenharia Ltda.

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon