• Consominas

Projeto promove visibilidade da Estação Ecológica de Fechos (EEF) com ações de Mobilização Social

Atualizado: 21 de Nov de 2018

Ações de Mobilização Social e Comunitária são estratégicas para sensibilizar a sociedade em torno de temas que são de interesse comum. É pensando nisso que o projeto hidroambiental "Fechos, Eu Cuido!" promove uma série de ações para discutir o potencial hídrico e a expansão da Estação Ecológica de Fechos (EEF) em Nova Lima-MG.


Atividades realizadas


Comunidades no entorno da EEF, poder público, representantes de empresas e de instituições foram mobilizados por meio de duas etapas: em reuniões com setores corresponsáveis pela execução do projeto hidroambiental e durante a aplicação de diagnósticos socioambientais. Esses diagnósticos são compostos por questionários que apontam se o entrevistado tem conhecimento sobre a respectiva área, qual a sua realidade socioeconômica e qual o seu interesse pessoal em participar das atividades do projeto. Cerca de 40 diagnósticos já foram aplicados até o momento.


Resultados


Uma avaliação dos resultados obtidos com os diagnósticos socioambientais aponta que há necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os recursos naturais da EEF e as ameaças externas que impactam o local. Isso demonstra como o projeto hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!” é importante para informar a população sobre tais temas.


Os diagnósticos permitem identificar também lideranças que possam transmitir os conteúdos do projeto para outros públicos. Além disso, incentivam o debate entre as comunidades locais sobre a preservação da EEF gerando interação social e conscientização.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre tudo o que acontece no projeto hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!”.


Jornalista: Míriam A. S. Almeida

42 visualizações

© 2018 - Consominas Engenharia Ltda.

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon