Espécies de fauna típicas da Lagoa da Pampulha são tema de palestra

Espécies de fauna típicas da Lagoa da Pampulha são tema de palestra
5 anos atrás

Pelo menos 213 espécies de fauna já foram registradas no entorno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte-MG, segundo relatórios de monitoramento ambiental produzidos na região nos últimos anos por instituições e empresas contratadas pela Prefeitura Municipal. Desse total, 76% são aves, 6% mamíferos, 6% répteis, 6% peixes, 5% anfíbios e 1% moluscos. Entre as espécies típicas, destacam-se a Garça-real (Ardea alba), o Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) e a Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris).

Os tipos de animais e as suas formas de manejo foram as principais temáticas abordadas em uma palestra da equipe da Consominas com funcionários de obras de desassoreamento e recuperação da qualidade da água na Lagoa.

A palestra ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2019 e também abordou a importância da preservação dos animais na região. O objetivo foi preparar os funcionários para eventuais contatos que possam ocorrer com as espécies durante as obras no local. A atividade faz parte do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental executado pela Consominas na Bacia Hidrográfica da Pampulha.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as atividades do Programa na Pampulha.