Entenda o que é uma Estação Ecológica

Entenda o que é uma Estação Ecológica

O Ministério do Meio Ambiente no Brasil define Estação Ecológica (ESEC) como uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral. Isso quer dizer que há uma delimitação de determinada área onde os principais objetivos são a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Sendo assim, só é possível visitar uma Estação Ecológica se a finalidade for educacional.

Minas Gerais possui atualmente 10 Estações Ecológicas na esfera estadual, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). São elas: ESEC de Acauã, ESEC de Água Limpa, ESEC do Cercadinho, ESEC de Corumbá, ESEC de Arêdes, ESEC de Fechos, ESEC de Mar de Espanha, ESEC da Mata do Cedro, ESEC de Mata dos Ausentes e ESEC do Tripuí.

A Estação Ecológica de Fechos (EEF) possui um potencial hidroambiental tão grande que foi contemplada com um projeto em 2018 para discutir a importância dos seus recursos hídricos e da sua expansão: o projeto “Fechos, Eu Cuido!”.

A EEF foi criada em 1994 por Decreto Estadual e é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). Ela está localizada no município de Nova Lima, na encosta nordeste da Serra da Moeda e porção sul da Cadeia do Espinhaço. Sua área total é de 602,95 hectares.

Quer conhecer as riquezas da EEF e o Projeto Fechos, Eu Cuido!? Assine a nossa newsletter.