• Consominas

Conheça o Gato-do-mato, espécie ameaçada de extinção que vive na Estação Ecológica de Fechos (EEF)

No meio de uma fauna abundante e cercada por recursos hídricos em Nova Lima-MG, vive o Gato-do-mato (Leopardus tigrinus). O cenário descreve o habitat da Estação Ecológica de Fechos (EEF) e a espécie é uma das 54 já identificadas como mamíferos no local.


A espécie


O Gato-do-mato é uma das espécies de fauna ameaçadas de extinção em nível regional, nacional e mundial. Segundo o The International Union for Conservation of Nature (IUCN), ele está “vulnerável” globalmente quanto à sua conservação na natureza. Nas terras brasileiras, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) também o classifica como “vulnerável” nos Estados do Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, ele é considerado “em perigo”, uma categoria ainda mais agravante.


Importância da EEF


O registro do Gato-do-mato na Estação Ecológica de Fechos demonstra como a região tem relevância internacional para estudos científicos e carece de preservação. Despertar a conscientização da sociedade sobre isso é um dos principais objetivos do projeto hidroambiental "Fechos, Eu Cuido!".


Quer saber mais sobre espécies presentes na EEF e sobre o projeto?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro.


(Jornalista: Míriam A. S. Almeida)

© 2018 - Consominas Engenharia Ltda.

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon